sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

http://espaconarizinho.blogspot.com.br/p/revista-de-curiosidades.html. 
        O livro Reinações de Narizinho, escrito em 1931 por Monteiro Lobato, é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. 
Essa obra faz parte do Sítio do Picapau Amarelo, em que são contadas as várias histórias de aventuras vivenciadas pela turma do sítio. A maioria dessas peripécias se passa no Sítio, mas em outros momentos as personagens aventuram-se em outros lugares como, por exemplo, no Reino das Águas Claras. Uma passagem que marca esse espaço é quando a boneca Emília começa a falar, pois recebe uma pílula do Doutor Caramujo.
    Em outra passagem, Narizinho encontra-se com Carochinha, no Reino das Águas Claras, e acaba por discutir com ela, porque Dona Carochinha chama sua avó de velha coroca, o narrador descreve: “Dona Carochinha botou-lhe a língua, uma língua muito magra e seca. E retirou-se furiosa da vida, a resmungar que nem uma negra beiçuda”.
O imaginário “Lobatiniano” transmitido pela personagem Narizinho e através das observações do narrador nos mostra um olhar histórico sobre a literatura infantil. Percebemos um mundo mágico no qual as palavras têm o poder de nos envolver e transportar para um lugar que não é só fantástico, mas também real, ao mesmo tempo porque se pode viver, imaginar, sentir, aprender e sonhar.

Por Rafaela Lotici Gonçalves da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário