segunda-feira, 11 de março de 2013

Zorro, o lendário herói de temperamento firme e coração romântico (Isabel Allende)


Por Ivan Lucas Borghezan Faust (Letras Português e Espanhol/ UFFS)

Califórnia, ano de 1790, começa uma aventura numa época fascinante e turbulenta, com personagens cativantes e um homem de coração romântico e temperamento firme. Inicia-se essa história nas terras da Alta Califórnia diante de uma batalha, quando um jovem capitão espanhol enfrenta, numa forte luta, uma pessoa a qual não consegue identificar e acaba ferindo-a. Caindo no chão ensanguentada, Alejandro de la Vega se aproxima e tira o disfarce para decapitá-la, no entanto, percebe que se trata de uma mulher, impressionado a leva para ser socorrida. Ao observá-la, acaba se apaixonando por essa mulher conhecida como “Toypurnia”, índia xamã de vinte anos, de alma rebelde. Alejandro de la Vega se casa com ela e a traz para morar consigo. A partir dessa união, Toypurnia passa a se chamar Regina de la Vega e o militar Alejandro se torna grande fazendeiro. O casal tem um filho em 1795, chamado Diego de la Vega, nosso herói Zorro.


Diego de la Vega cresce na Califórnia, na missão de “San Gabriel”, perante a injustiça racial contra os nativos explorados. Apesar de ser um privilegiado, nosso herói mantém fortes laços com os oprimidos, contribuindo para o seu sentido apurado de justiça e identificação com os indígenas. Sua mãe é filha de um marinheiro espanhol e de uma xamã curandeira, chamada Coruja Branca. Seu irmão de leite é Bernardo, pessoa inseparável de Diego de la Vega.

De seu pai, Diego aprende as virtudes de um fidalgo, desde a esgrima até a arte de se fazer obedecer, enquanto a sua mãe e avó o iniciam nas tradições indígenas e no conhecimento da natureza e magia. Junto de Bernardo vive várias aventuras na sua meninice e cedo se dá conta das injustiças que os índios sofrem nas mãos dos europeus. Diego torna-se homem em Barcelona, na Europa, para onde o seu pai o enviou para estudar, justamente quando a Espanha, ocupada pelas tropas de Napoleão, suporta uma guerra sangrenta. Tudo lhe acontece, desde duelos de morte até apaixonar-se à primeira vista, envolve-se numa sociedade secreta, vive com uma tribo de ciganos, é sequestrado por piratas e, mais que tudo, enfrenta o homem que será o seu pior inimigo. Regressa, por fim, à Califórnia para reclamar a fazenda onde nasceu e para fazer justiça, lutando pelos indefesos. Assim, entre a América e a Europa, se forma o caráter do mais lendário e romântico de todos os heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário