sábado, 24 de maio de 2014

A TERRA DOS MENINOS PELADOS – GRACILIANOS RAMOS


Por Marta Richciki Camargo (UFFS/LETRAS)


          Era uma vez, um menino chamado Raimundo, ele não tinha nem um fio de cabelo na  cabeça, tinha o olho direito preto e o esquerdo azul. Raimundo sentia-se rejeitado, pois seus  vizinhos viviam tirando saro dele. Até que um dia resolveram apelidá-lo de Raimundo Pelado.
 E ao invés de ele ficar zangado e triste com este apelido, pela surpresa de todos, começou a assinar pelas paredes Dr. Raimundo Pelado.Raimundo não incomodava ninguém, porém, os meninos não o deixavam em paz, viviam caçoando dele. Não tendo com quem falar, ele falava sozinho, as demais pessoas diziam que ele era maluco. Fazia nas calçadas desenhos lindos a respeito do país de Tatipurun, onde ninguém tinha cabelos na cabeça e todos tinham um olho preto e o outro azul.Um dia, de tanto as outras crianças caçoarem dele, entrou em sua casa correndo e logo saiu pela porta dos fundos, atravessou o jardim e subiu no morro. Neste lugar, todas as coisas que ele havia desenhado nas calçadas ganhou vida. Apesar de todos serem carecas e terem um olho preto e outro azul, existia uma ou outra diferença entre as crianças.Neste país, todos tinham nomes estranhos. As margens dos rios se encontravam para que as pessoas atravessassem, os troncos das arvores falavam, as cobras não picavam e serviam de pulseiras. Neste lugar, Raimundo sentiu-se muito bem e fez novos amigos.Contudo, sabia que tinha que voltar...

Quer saber mais sobre esse lindo romance? Será que Raimundo realmente voltou para sua casa? Não deixe de apreciar e desfrutar dos grandes acontecimentos que ainda irão acontecer, você vai ter a oportunidade de fazer uma magnifica viagem junto com a história do menino Raimundo. 


Ótima Leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário