sexta-feira, 2 de maio de 2014

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

      Por Viviane Szekut (Curso de Letras - UFFS)

      É o romance de estréia de Arthur Golden. São verdadeiras confissões de uma das gueixas mais renomadas do Japão, narradas com autenticidade rara e uma força ainda mais rara de lirismo. Com uma voz ao mesmo tempo assombradora e absolutamente direta, já idosa Nitta Sayuri nos conta as histórias de sua vida de gueixa. 
      Conduzidos por essa voz, entramos num mundo onde o que mais conta são as aparências, onde se pode leiloar a virgindade de uma criança, onde as mulheres são treinadas para enfeitiçar os homens mais poderosos e onde o amor é desprezado como uma ilusão. 
      A história tem inicio numa vila de pescadores, em 1929, na qual a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquiagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê.
      Rico em minúcias e revelando, à sua maneira, um conhecimento profundo da cultura e da história do Japão, Memórias de uma Gueixa já foi traduzido em mais de quinze países. 
      É um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultural japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário