segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A árvore que dava dinheiro - Domingos Pellegrini


Por Gilberto C. Gesser. (UFFS/Letras)

“A árvore que dava dinheiro” é um livro do gênero literário novela, escrito por Domingos Pellegrini, foi lançado em 1981 e desde então é um grande sucesso. Pellegrini usa de um enredo que cativa, pois o livro é de uma linguagem simples e extremamente gostosa de se ler.
O autor Domingos Pellegrini nasceu em 1949 na cidade de Londrina e cresceu ouvindo “causos” dos mascates; comerciantes; colonos etc. que passavam pela barbearia de seu pai. E é daí que Pellegrini encontrou inspiração para escrever seus livros com um estilo de como se estivesse contando a estória pessoalmente, o que realmente torna a leitura bem mais atraente até mesmo para aquele leitor mais “esquivo”. Pois vai envolvendo-o de mansinho sem exigir grande esforço de interpretação, tornando-se uma leitura agradável e fluente.

O livro já começa com o clássico “Era uma vez...”:

Era uma vez em Felicidade um velho tão unha-de-fome que andava uma semana com o chinelo esquerdo, pé direito com sapato — para ninguém dizer que ele era pobre. Depois andava outra semana com o chinelo direito, o pé esquerdo com sapato: chinelo é mais barato e, assim, os sapatos duravam anos. Até que um dia ele morreu, sem desconfiar que aquela dor nas costas era de andar com um pé mais alto que o outro.

De modo que o enredo vai envolvendo o leitor página a página, a novela conta uma característica do ser humano, a ganância, no centro da praça de Felicidade, que é uma cidade pacata onde se passa toda a trama, nasce uma árvore que vai crescendo sem que ninguém se dê conta, até que um dia ela começa a produzir, não manga ou laranja, mas dinheiro, imaginem só! É ai que começa um grande alvoroço das pessoas pela cidade toda, pois quem não iria querer ter uma árvore que dá dinheiro? E assim a novela prossegue, instigante. Tenho certeza que quem ler vai apreciar e recomendar também. Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário