quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga

Por Lucimare de Souza (Letras/UFFS).

A Bolsa Amarela é uma história que entra em diversas camadas, mostrando como a imaginação, vontades e realidade podem se misturar e criar algo lindo! Ao decorrer percebemos que ''vontades se tornam algo material e palpável para Raquel, a protagonista do livro. Além desse sentimento, todas as histórias e sua imaginação existem. Tudo isso junto com uma família bem chata que dentro de casa menospreza a garota, mas na frente de uma tia rica, a tia Brunilda, tratam a garotinha super bem.
O livro traz muita crítica em suas entrelinhas, algo imperceptível aos olhos de uma criança, mas quando lido por um adulto, fica claramente explicito a indignação por uma sociedade machista, onde o homem pode tudo desde pequeno, e a mulher sempre olhada como frágil e pode-se dizer incapaz.  Além de todo esse olhar crítico sobre uma obra infanto-juvenil, vemos a acomodação da família e a inveja que paira sobre a tia rica. Sempre esperam algo que venha dela, sem pensar em conseguir pelo suor do trabalho.
Raquel é uma menina muito esperta e cheia de imaginação, algo que foge à regra da família, por isso, sempre é deixada de lado.
Mergulhem nessa história, com um olhar crítico e diferenciado de quanto se tinha 11 anos de idade, e descubra as maravilhas que essa obra tem aos olhos de ''gente grande''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário