quinta-feira, 15 de junho de 2017

1984 - George Orwell

Por: Gilberto C. Gesser  

    Escrito em 1948 e publicado no ano seguinte pelo autor britânico George Orwell, o romance distópico 1984 (Nineteen Eight-Four) tem como cenário um território fictício chamado Oceania, sob um regime totalitarista denominado Partido e liderado pela figura icônica chamada Grande Irmão (Big Brother).
     Todas as pessoas que vivem na Oceania são observadas 24 horas por dia com aparelhos chamados "teletelas", uma espécie de televisão com microfones, com conteúdo selecionado pelo Partido e que nunca se desligava. A "teletela" era obrigatória em todas as casas para vigiar e monitorar as atitudes e ações de todos e flagrar alguma infração cometida pelas pessoas contra o Partido.
     Quando uma pessoa não obedecia ou descumpria as leis do Partido, era "vaporizada", isto é, nunca mais aquela pessoa era vista por mais ninguém, e falar sobre ela era proibido e também crime. Até mesmo o pensamento era vigiado e controlado pelo Partido, questionar a verdade dita pelo Partido era restritamente proibido.  
     Winston Smith, protagonista do romance, em um certo dia tem uma catarse sobre sua vida, sobre o sistema totalitário em que vive. Winston começa a se questionar sobre as práticas e leis impostas pelo Partido, se questiona sobre a vericidade de todas as coisas que ele viveu e aprendeu até aquele momento, no ano de 1984, e assim inicia uma grande e arriscada aventura secreta em busca pela verdade sobre sua vida e os objetivos reais do Partido.


Boa Leitura!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário