quarta-feira, 1 de julho de 2015

Memórias Póstumas de Brás Cubas-Machado de Assis

Por João Carlos Rossi(PIBID/LETRAS/UFFS)

O fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, é o escritor do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. O Romance aborda a história de um homem rico que narra sua existência, postumamente.
Brás Cubas, na sua infância, era conhecido como “o menino diabo”, por ser muito atrevido. Na sua juventude, Brás Cubas embarca em vários relacionamentos, inclusive com uma prostituta de luxo, Marcela, se envolve com a filha da Dona Eusébia, com Virgília, mas não obtém êxito com nenhuma.
Tanto quanto suas frustrações amorosas, Brás Cubas se debruça sobre a vida política, a qual exerce sem sucesso. Além de não ter filhos, termina a narração de sua história póstuma, dividia em 160 capítulos dizendo “não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. Neste sentido, o livro apresenta uma critica ao existencialismo humano, tratando o leitor (em algumas passagens) de forma irônica, e buscando sensibilizá-lo de forma a estabelecer diálogo entre narrador e leitor (chamando o leitor para leitura em algumas passagens).

A você, leitor interessado em desvendar o mundo Machadiano, o livro encontra-se disponível em domínio público e pode ser feito download através do link: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário