quinta-feira, 2 de julho de 2015

Guerra dos Mascates José de Alencar

 Guerra dos Mascates
            O livro “Guerra dos Mascates”, escrito por José de Alencar, retrata através da literatura uma rebelião ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife. Em que as causas da guerra foram a disputa pelo controle do poder político em Pernambuco, a crise econômica em Olinda, o favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife. 
            Em 1710, a atmosfera era de tensão entre as duas cidades pernambucanas, neste ano os olindenses invadiram Recife dando início a Guerra dos Mascates. Primeiramente os olindenses levaram vantagem, mas em 1711 os recifenses revidaram. A guerra terminou em 1711 após a coroa portuguesa nomear, para governador de Pernambuco, Félix José Machado.
            As consequências da guerra: O governador de Pernambuco ordenou a prisão dos principais líderes do movimento, a autonomia de Recife permaneceu após o conflito, e em 1712, Recife tornou-se a sede administrativa de Pernambuco.
            O livro relata através de memórias a história da disputa que aconteceu nos dois estados brasileiros por poder econômico e político. O narrador enlaça ao decorrer da trama a memória com a história.


 Por: Rafaela Lotici Gonçalves da Silva
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário