quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Desventuras em Série: Mau Começo - Lemony Snicket



Por Claudia Cogo 




Mau começo é o primeiro livro da série em que Lemony Snicket narra as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas segundo o narrador, ocupam o primeiro lugar na classificação de pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
A partir do pseudônimo de Lemony Snicket, Daniel Handler conta de uma maneira muito diferente a vida dos três irmãos fictícios. A todo momento o narrador conversa como leitor, dando explicações, fazendo sugestões e tentado convencê-lo de que se ele procurou esse livro para encontrar uma história feliz, é melhor abandoná-lo e procurar outro, pois de nenhuma forma os treze livros que compõem a coleção, narram fatos felizes. A vida dos irmãos Baudelaire, é repleta de "acidentes" trágicos, tristeza e aflição, e tudo por causa do malvado Conde Olaf e sua determinação de conseguir ficar com a heranças dos Baudelaire.
Mau começo apresenta os personagens principais de toda a narrativa, além dos irmãos e do Conde, temos o Sr. Poe, o advogado que tem a responsabilidade de cuidar dos interesses dos Baudelaire. Sobre os irmãos Baudelaire, são apresentadas características importantes desses personagens, que farão toda a diferença no desfecho da história, Violet é a mais velha e é uma inventora, e quem a conhece sabe que no momento em que ela prende os cabelos, sua mente está trabalhando para resolver um problema. Klaus tem a incrível habilidade de ler, mas ler sobre tudo, todos os assuntos lhe interessam, e tudo fica gravado em sua mente, para o momento que for preciso usar as informações. Por fim, Sunny a caçula, ainda bebê, tem uma mordida extremamente forte, seu passamento favorito é morder coisas, e sendo ela um bebê que ainda não sabe falar, se expressa através de uma linguagem que apenas sua família entende. O primeiro volume apresenta também a tragédia inicial que transformará a vida dos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário