sexta-feira, 19 de junho de 2015

A cidade do Sol – Khaled Hosseini

Por Amanda Tonetto (PIBID- Letras/UFFS) 


A Thousands Splendid Suns, traduzida como A cidade do Sol, é uma obra do autor Khaled Hosseini, famoso pelo best-seller O Caçador de Pipas. O autor consegue escrever o cenário da guerra de forma sem igual:
A história de Khaled Hosseini é uma descrição poderosa e perturbadora da violência e da guerra, mas também uma evocação lírica da vida e da eterna esperança de suas duas personagens inesquecíveis” (Publishers Weekly).
O livro é uma dualidade entre brutalidade e delicadeza. A brutalidade da vida em um país, no qual as mulheres não têm direito a nada, nem mesmo a saúde básica. E a delicadeza do amor vivido entre a protagonista, Laila, e seu colega de infância, Tariq.
A história se passa no Afeganistão, no período do Talibã, onde a história de Mariam, órfã da mãe e abandonada pelo pai, se junta ao de Laila, menina de 15 anos que tem seus pais mortos pela guerra. As duas veem-se na obrigação de casar-se com um homem muito mais velho que elas, porém, com o passar do tempo, as duas criam uma grande amizade, a ponto de uma proteger a outra, e até mesmo, uma morrer pela outra.

A cidade do sol não deixa de ser uma história baseada em fatos reais, não pela existência das personagens, mas sim pelas atrocidades ocorridas no Afeganistão na época do talibã, e muitas vezes, até hoje em dia. Além de ser um livro emocionante, ele conta a história de mulheres que são apedrejadas por causas mínimas ou injustas, não tem saúde e educação básica, e nem mesmo a liberdade de escolha, coisa que é muito comum em países do Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário