segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sugestão de leitura.

Quincas Borba- Machado de Assis.

Caroline Teixeira (PIBID- Letras/ UFFS)

        Machado de Assis, como se sabe, é um dos maiores nomes da literatura brasileira. No romance Quincas Borba, ele relata sobre o herdeiro de Quincas Borba, Rubião, que após a morte do amigo enriquece com sua fortuna detido por uma condição: deveria cuidar do gato do falecido, também chamado de Quincas Borba,
        De Barbacena ele muda-se para o Rio de Janeiro, e como possuía dinheiro despertou a amizade do casal Palha, o que com o tempo, fez com que Rubião se apaixonasse por Sofia, esposa de Cristiano Palha. Sofia havia percebido a paixão de Rubião por ela, Cristiano percebe que isso pode ajuda-lo a construir melhores relações com Rubião e não importa-se. 
        O casal e o novo rico frequentam festas e jantares juntos, e, Rubião em um desses eventos declara-se à Sofia, que dá chances para que suas relações continuem, visto que seu marido já devia muito dinheiro à Rubião, as declarações acontecem diversas vezes e a paixão torna-se obsessão, Rubião passa a pensar somente em Sofia e sua paixão/obsessão. 
        Os Palha juntamente com ele abrem uma empresa, onde Cristiano administra e Rubião financia todas as coisas. Quando Cristiano sente que está forte o bastante para seguir sozinho com a empresa, desvincula-se da sociedade que tinha com Rubião na empresa, suas relações diminuem, mas Rubião ainda tenta despertar a atenção de Sofia expondo-se ao ridículo, e ela não o atende. 
         O milionário apaixonado e enlouquecido, acaba por ficar sobre os cuidados do casal Palha, que internam-o num hospício, ele foge e vai para sua antiga cidade, Barbacena junto com o gato Quincas Borba e lá expõe sua loucura pela cidade, está louco, morre na sua loucura. Esquecido, ignorado. 


Boa leitura!











Nenhum comentário:

Postar um comentário