Por Elisandra Maria Moreira (PIBID - Letras/UFFS)
O
livro O Menino do
Dedo Verde, traduzido de “Tistou
Les Pouces Verts”,
é uma obra francesa do autor Maurice Druon. É
um livro repleto de simbologias, voltado
ao público
infantil, cheio
de humor e poesia, narra o processo de educação de um menino que
busca entender o mundo em que vive e que vai deixando suas impressões
digitais por onde passa durante
cada aprendizado.
Pode-se
perceber que no decorrer da narrativa há forte presença de críticas
sociais, como à educação por exemplo, o
que permite ao
autor a cada situação, perpassar
um
aprendizado. Percebe-se
a
cada página uma nova
lição, uma
nova reflexão, na qual o
leitor tem a possibilidade de aprender
com os ensinamentos trazidos no
jogo de palavras construído
pelo
autor, esse
dotado
de
um
grande teor poético e filosófico.
A história
narrada se passa em uma cidade chamada Mirapólvora, Tistu vive em
uma grande casa que brilha, com o Sr. Papai, que é dono de uma
fábrica de canhões, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico.
O menino Tistu não consegue-se manter acordado durantes as aulas
rotineiras da escola em que estuda, acaba sendo expulso dela, e como
solução para que sua formação, seus pais resolvem ensiná-lo de
outra maneira, fazendo com que Tistu aprenda com os próprios olhos,
ensinando-lhe nos locais apropriados, como nos jardins, os campos,
nas fábricas, julgando ser a vida a melhor escola que poderia
existir. O menino nota que tem um dom, logo na sua primeira aula de
ver o mundo com seus próprios olhos, descobre que tudo em que ele
toca, floresce.
Notaremos
no transcorrer da narrativa do livro “O menino do dedo verde” a
carga ideológica que uma simples leitura pode trazer. Pensando que a
personagem pode ser um reflexo das pessoas em si, bem como, a pessoa
por muitas vezes é um reflexo de outras pessoas, isso nos leva a crer que
este seja um dos motivos pelo qual os personagens de uma história
podem influenciar fortemente seus leitores, pois entrelaçado aos
pensamentos e ideologias, notaremos a carga agregadora de valores que
a narrativa do livro “O menino do dedo verde” pode trazer com uma
simples leitura.
A
expressividade da obra fica oculta no mundo fantástico e metafórico
da narrativa infanto juvenil, e para que esta tenha sentido é
necessário lançar mão do conceito de enunciação, ou seja, este é
concebido
dentro de um contexto sócio ideológico e não existe fora dele,
logo
é destinado a alguém, a um público social como um pensamento pré
definido, a
expressividade momentânea de interação entre o locutor e o
receptor, permite que a narrativa tenha sentido responsivo.
A
leitura de Druon, nos permite identificar e referenciar uma série de
vozes, bem como de pontos de vista ideológicos sobre a sociedade.
Com esta
leitura, pode-se
fazer um paralelo ao clássico de Antoine de Saint-Exupéry, O
Pequeno Príncipe, enquanto
esse último
é repleto de efemeridade,
já o outro,
O Menino do Dedo Verde está preso às
situações frequentes, num aspecto sociológico, que envolvem nosso
mundo, Tistu é alguém com a missão de humanizar e introduzir o
lirismo no cotidiano, já que esquecemos
de vê-lo e
cultivá-lo. Esta
análise nos proporciona diversas maneiras de pensar, traz uma
perspectiva conscientizadora ao leitor, que pode assim como o menino
do dedo verde fazer uma leitura de mundo e ampliar sua consciência e
percepção sobre ele.
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